FILABRAS | Associação dos Filatelistas Brasileiros
FILABRAS | Associação dos Filatelistas Brasileiros
Você não está logado | Login ou Registre
Catálogo FILABRAS Catálogo FILABRAS

Biblioteca da FILABRAS | Artigos, Estudos, Livros e Trabalhos Artigos, Estudos, Livros e Trabalhos

Pesquisar no Índice Completo da Biblioteca
Pesquisar por Tópico Pesquisar por Autor 
Ver PDF A CENSURA POSTAL MILITAR: A POLÍTICA DO ESTADO NOVO NA CORRESPONDÊNCIA DE GUERRA DA FEB
Autor(a): MARCOS ANTONIO TAVARES DA COSTA | Data do Artigo: 14/02/2022

A Censura Postal Militar é um instrumento já bem conhecido e utilizado desde a 1ª Guerra Mundial1 (1914-1918) como forma de controle das notícias dos combatentes, vindas do front, com a intenção principal de evitar a transmissão de informações de interesse do inimigo, como por exemplo: a quantidade de soldados instalados em determinada região ou quais as atividades desenvolvidas por uma tropa.

 

Ver PDF A FILATELIA COMO FORMA DE DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA
Autor(a): Júlio César Penereiro | Data do Artigo: 14/02/2022

A Astronomia é uma das ciências que tem fascinado o homem ao longo de seu desenvolvimento intelectual, seja pela mera contemplação do céu através de um binóculo, telescópio ou mesmo à vista desarmada, ou através de notícias que ultimamente circulam pelos meios de comunicações em massa (revistas, jornais, televisão, internet, etc).

Ver PDF A FILATELIA COMO FORMA DE DIVULGAÇÃO DA FLORA BRASILEIRA
Autor(a): Cassiano Aimberê Dorneles Welker | Data do Artigo: 14/02/2022

RESUMO: (A filatelia como forma de divulgação da flora brasileira). Filatelia é o estudo e a prática de colecionar selos postais. Mais do que simples comprovantes de tarifas pagas por serviços postais, os selos constituem uma importante fonte de informações e um eficaz meio de comunicação de massa, divulgando e popularizando conhecimentos de diversas áreas. O trabalho analisa os selos emitidos pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), de 1997 a 2008, procurando descobrir se a filatelia brasileira está cumprindo seu papel de divulgação e incentivo à conservação da biodiversidade nacional, com ênfase nas espécies da flora. Foram emitidos 840 selos postais no período analisado, dos quais cerca de um quarto são referentes à temática de preservação do meio ambiente

Ver PDF A HISTÓRIA DAS FERROVIAS ATRAVÉS DE SELOS
Autor(a): Rede Ferroviária Federal | Data do Artigo: 16/02/2022
Ver PDF A INFLUÊNCIA FRANCESA NA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Autor(a): Luiz Gonzaga Amaral Júnior | Data do Artigo: 14/09/2022
Ver PDF A MULHER NOS SELOS POSTAIS: LUTAS E CONQUISTAS
Autor(a): Carlos Aldir da Costa Balata | Data do Artigo: 09/03/2022

Desde o surgimento do primeiro selo postal, em 1840, um dos temas mais abordado na filatelia foi a figura da mulher, ora como uma personagem da realeza, na figura de uma monarca, por exemplo; ora como uma deusa da mitologia ou mesmo como personificação de uma nação ou um povo. O Penny Black foi o primeiro do mundo, e o primeiro a retratar um monarca britânico, e também o primeiro selo com a figura feminina, no caso, a da rainha Victória, da Grã-Bretanha.

Ver PDF A PERITAGEM FILATÉLICA
Autor(a): Claude Jamet | Data do Artigo: 14/02/2022

A sua responsabilidade é grande, tal como a de todos que pronunciam um veredicto com autoridade para tal. Muitas vezes receado, por vezes adulado e criticado, o perito deveria antes de mais ser admirado pelos seus conhecimentos fora do comum. Vejamos alguns aspectos muitas vezes pouco conhecidos de uma profissão simultaneamente ingrata e gratificante.

Ver PDF ALMANAQUE DE FILATELIA ESPACIAL E OUTRAS CURIOSIDADES
Autor(a): Luiz Gonzaga Amaral Júnior | Data do Artigo: 22/02/2022

Quem nunca imaginou fazer uma viagem como esta descrita pelo Chapolin Colorado no episódio “El Niño que Mandó sus Juguetes a Volar – parte 2” (traduzido no Brasil como “O menino que jogou fora os brinquedos – parte 2”) (2)? Viajar pelo Espaço, conhecer o universo e as estrelas.

A verdade é que esta viagem é muito cara, depende de milhões em dinheiro e tecnologia para a construção de foguetes ou outros veículos para se percorrer essa longa distância. Além é claro de todo equipamento para uso dos tripulantes e a própria estrutura necessária para se fazer esta viagem com segurança. 

Ver PDF AMAZÔNIA NOSSOS SELOS: 1890 – 1950
Autor(a): José Joaquim Marinho | Data do Artigo: 15/02/2022
Ver PDF ANNE FRANK – UM RECADO DOLOROSO PARA O FUTURO
Autor(a): Roberto Antonio Aniche | Data do Artigo: 16/02/2022

ANNE FRANK foi uma menina judia, nascida em Frankfurt, Alemanha, no dia 12 de junho de 1929 (fig. 1). Filha de Otto Frank e de Edith Frank, que tinham outra filha, Margot Frank, tres anos e meio mais velha que Anne (fig. 2). A crise econômica, a ascensão de Hitler ao poder e o crescimento do antissemitismo põem fim à vida tranquila da família. Em 1933 eles saem da Alemanha, fugindo da perseguição de Hitler contra os judeus e emigrando para a Holanda.

Ver PDF ARTIGO ESPECIAL: CRIANDO SEU ÁLBUM DE SELOS
Autor(a): Niall Murphy | Data do Artigo: 13/02/2022

Assim, você gasta uma quantidade enorme de tempo trabalhando em sua coleção e talvez também gaste muito dinheiro. Mas sua coleção é apresentada e organizada adequadamente ou está espalhada por arquivos, pastas, envelopes e caixas?

Ver PDF BICENTENÁRIO NASCIMENTO ANTÔNIO GONÇALVES DIAS 1823 - 2023
Autor(a): José Ribamar Trabulo de Souza | Data do Artigo: 23/07/2023
Ver PDF BRASIL, 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA
Autor(a): Roberto Antonio Pires | Data do Artigo: 05/03/2022

A Independência do Brasil foi declarada em 07 de setembro 1822, quando aconteceu o Grito do Ipiranga e a partir daí o Brasil tornou-se uma Monarquia governada por D. Pedro I, determinando o fim do laço colonial que existia com Portugal, declarando-se como uma nação independente.
Esse acontecimento foi o desfecho de eventos iniciados em 1808, ano em que a família real portuguesa, fugindo das tropas francesas que invadiram Portugal, mudou-se para o Brasil.

Ver PDF CARIMBOS DE PRIMEIRO DIA DE CIRCULAÇÃO DO BRASIL
Autor(a): Mário Celso Rabelo Orsi Jr. | Data do Artigo: 16/02/2022

Carimbo feito especialmente para indicar o primeiro dia de circulação de um selo postal. Só pode ser utilizado no dia da emissão e somente pode ser aplicado sobre o selo ao qual se refere. Pela Portaria Nº 70 de 5 de fevereiro de 1958, passa o correio a adotar o uso de um carimbo postal obliterador, em duplicata destinado a assinalar o primeiro dia de circulação dos selos comemorativos e ordinários lançados por Departamento a ser utilizado pela Diretoria Regional dos Correios e telégrafos do Distrito Federa

Ver PDF CLASSIFICAÇÃO DOS PERFINS E OVERPRINT NO BRASIL
Autor(a): Mário Celso Rabelo Orsi Jr. | Data do Artigo: 16/02/2022

A pesquisa filatélica se faz imprescindível em todas as coleções, e os perfins estão sendo descobertos como um novo tipo de peça filatélica a valorizar uma coleção. Talvez não tenham a mesma força que o inteiro postal teve durante um grande período nas coleções temáticas, mas tornar-se-ão presentes nas principais coleções cada vez mais.

Ver PDF CONHEÇA A HISTÓRIA DO “JENNY INVERTIDO”
Autor(a): Reinaldo Jacob | Data do Artigo: 16/02/2022

A história do “Jenny Invertido” começou em 28 de março de 1918, com a aprovação da lei que autorizou a cobrança de 24 cents por onça (15 gramas) para o transportes de correio aéreo nos Estados Unidos. Na data de 4 de maio de 1918 os gravadores do Bureau of Engraving and Printing (BEP) começaram a trabalhar no design e produção dos selos aéreos. A lei foi aprovada e assinada pelo presidente Wilson, em 10 de Maio de 1918, cinco dias antes dos primeiros voos de Washington, Filadélfia e Nova York. Foi escolhido o avião modelo Curtiss JN-4, conhecido e apelidado como Jenny, para estampar o centro dos selos. Valores faciais de 6¢ (laranja), 16¢ (verde) e 24¢ (vermelho e azul) (Scott #C1/3).

Ver PDF CORREIO FERROVIÁRIO, A CURIOSA HISTÓRIA DO TRANSPORTE DE CARTAS PELA ESTRADA DE FERRO DE SC
Autor(a): Victor Emannuel Carlson e Estudo do Filatelista Sérgio Laux | Data do Artigo: 15/02/2022

A operação postal na EFSC foi um caso único em todo o Brasil por várias razões... 

Ver PDF CORREIO MILITAR M.M.D.C.
Autor(a): Geraldo de Andrade Ribeiro Junior | Data do Artigo: 16/02/2022

Desde a Revolução de 1930, o povo ansiava por uma modificação dos costumes políticos e oque ocorria era o prolongamento de uma ditadura,
em desacordo com as suas tradições democráticas. Assim, surgiram vozes de diversos segmentos da vida nacional exigindo o pronto restabelecimento
da Constituição, assegurando um regime de justiça e de liberdade...

Ver PDF CORREIO “DESINFECTADO”
Autor(a): Carlos Aldir da Costa Balata | Data do Artigo: 16/02/2022

Um dos capítulos mais interessantes dentro da apaixonante história postal é sobre a saúde pública e a “desinfecção” de correspondências pelos Correios de vários países, sobretudo europeus. 

Ver PDF CZESŁAW SŁANIA
Autor(a): Carlos Aldir da Costa Balata | Data do Artigo: 16/02/2022

Nasceu em 1921 na cidade de Czeladź, na Polônia, e foi um dos maiores gravadores de selos, cédulas bancárias e gravuras de arte que já existiu. De acordo com o Guinness Book of World Records, Słania (Slania) foi o gravador de selos mais prolífico, com mais de 1000 selos, e tido por muitos como o melhor gravador de selos que já existiu.

Ver PDF DOIS ASPECTOS IMPORTANTES NA MONTAGEM DE UM MÁXIMO POSTAL
Autor(a): Agnaldo de Souza Gabriel | Data do Artigo: 13/02/2022

Artigo do especialista em maximafilia Agnaldo Gabriel, versando sobre como montar essa peça filstélica. 

Ver PDF DOM PEDRO 200 REIS – EXISTE UM SUBTIPO?
Autor(a): Denis Forte | Data do Artigo: 21/03/2022
Ver PDF EL CORREO MICROFILMADO EM LA II GUERRA MUNDIAL
Autor(a): José Ramón Moreno Fernández-Fígares | Data do Artigo: 15/02/2022

Desde los años 20, los bibliotecarios, los archiveros, y los conservadores de documentos de algunas de las principales bibliotecas nacionales, y particularmente la Biblioteca del Congreso de los Estados Unidos y la Biblioteca del British Museum de Londres, habían insistido en la necesidad de conseguir un sistema que promoviera el microfilmado de los escritos con un coste razonable.

Ver PDF ESTUDO DA EMISSÃO DE SELOS PACELLI
Autor(a): Mário Celso Rabelo Orsi Jr. | Data do Artigo: 12/04/2023
Ver PDF ESTUDO FILATÉLICO — HISTORIA E EMISSÕES POSTAIS DA FRANÇA - CRUZ VERMELHA 1872-2000
Autor(a): Luiz Antonio Aversa | Data do Artigo: 29/04/2023
Ver PDF ESTUDO SOBRE OS SELOS DO BRASIL - CARIMBOS MUDOS DE SP E PR -CLASSIFICAÇÃO DOS EXEMPLARES CONHECIDOS
Autor(a): Mário Celso Rabelo Orsi Jr. | Data do Artigo: 21/11/2023
Ver PDF ESTUDO SOBRE OS SELOS DO BRASIL - DECRETO-LEI 6.455 DE 29 DE ABRIL DE 1944 - OBRIGAÇÕES DE GUERRA
Autor(a): Mário Celso Rabelo Orsi Jr. | Data do Artigo: 05/05/2023
Ver PDF ESTUDO SOBRE OS SELOS DO BRASIL - FILIGRANAS EM SELOS POSTAIS E PEÇAS FILATÉLICAS BRASILEIRAS
Autor(a): Mário Celso Rabelo Orsi Jr. | Data do Artigo: 17/04/2024
Ver PDF ESTUDO SOBRE OS SELOS DO BRASIL - OS CORREIOS AMBULANTES EM SÃO PAULO E PARANÁ
Autor(a): Mário Celso Rabelo Orsi Jr. | Data do Artigo: 15/08/2023
Ver PDF ESTUDO SOBRE OS SELOS DO BRASIL - TABELAS EXPLICATIVAS SOBRE OS PAPÉIS DAS 1AS. EMISSÕES DO IMPÉRIO
Autor(a): Mário Celso Rabelo Orsi Jr. | Data do Artigo: 09/05/2023
Ver PDF ESTUDO SOBRE OS SELOS DO BRASIL APONTAMENTOS SOBRE CARIMBOS DE PRIMEIRO DIA DE CIRCULAÇÃO(2ª EDIÇÃO)
Autor(a): Mário Celso Rabelo Orsi Jr. | Data do Artigo: 22/11/2023
Ver PDF FECHOS OU ETIQUETAS DE FECHAMENTO DE CORRESPONDÊNCIAS - CORRESPONDÊNCIA DILACERADA
Autor(a): Mário Celso Rabelo Orsi Jr. | Data do Artigo: 03/06/2023
Ver PDF FESTAS JUNINAS E OS SANTOS PADROEIROS
Autor(a): Luiz Gonzaga Amaral Júnior | Data do Artigo: 29/08/2022
Ver PDF FILATURISMO POÉTICO PERCORRENDO A AMÉRICA DO SUL ATRAVÉS DAS LETRAS E DOS SELOS POSTAIS
Autor(a): Luiz Gonzaga Amaral Júnior | Data do Artigo: 22/02/2022

A América do Sul é um continente que compreende a porção meridional da América, também considerada um subcontinente do continente americano. A sua extensão é de 17.819.100 km², abrangendo 12% da superfície terrestre e 6% da população mundial, com aproximadamente 388.000.000 de habitantes. Une-se à América Central ao norte pelo istmo do Panamá e se separa da Antártida ao sul pelo estreito de Drake. Tem uma extensão de 7 500 km desde o mar do Caribe até ao cabo Horn, ponto extremo sul do continente.

Ver PDF FILATURISMO POÉTICO PERCORRENDO O BRASIL ATRAVÉS DAS LETRAS E DOS SELOS POSTAIS
Autor(a): Luiz Gonzaga Amaral Júnior | Data do Artigo: 03/03/2022

Dizer que o Brasil é um país continental é a rotina entre geógrafos e estudantes por ser uma expressão citada em aulas, nos telejornais e em conversas de acadêmicos. Dizer que o Brasil é um país continental, porém, tem uma regra... 

Ver PDF FILATURISMO POÉTICO: CRUZANDO O MUNDO ATRAVÉS DAS LETRAS E DOS SELOS POSTAIS
Autor(a): Luiz Gonzaga Amaral Júnior | Data do Artigo: 03/03/2022

“Filaturismo Poético – Cruzando o Mundo Através das Letras e dos Selos Postais” é o terceiro volume de um projeto que começou em 2020. A produção desta série de trabalhos teve como uma das inspirações a “Noite da Poesia”, evento de declamação e leitura de poesias criado há mais de trinta anos e que é realizado mensalmente na Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago, de Divinópolis/MG.

Outros trabalhos que foram primordiais para a produção destes materiais foram “Selo do Dia” e “Primeiro Selo de Cada País”, produzidos pelos filatelistas José Paulo Braida Lopes e Paulo Ananias Silva, respectivamente. O objetivo do Projeto “Filaturismo Poético” é apresentar dados de geografia, economia e cultura de uma região, utilizando como elementos de destaque os selos postais, esses pequenos pedaços de papel que nos fazem realizar grandes viagens de aprendizado, conhecimento e cultura.

Ver PDF HISTÓRIA DA FILATELIA
Autor(a): Correios do Brasil | Data do Artigo: 21/07/2023
Ver PDF IMAGENS DE INSETOS EM SELOS BRASILEIROS
Autor(a): Jorge Luiz Fortuna | Data do Artigo: 30/08/2022
Ver PDF INCLINADOS DO BRASIL 1844-1846 TIPOS, PAPEIS E ERROS DE REGRAVAÇÃO
Autor(a): Denis Forte | Data do Artigo: 16/02/2022

Colecionar selos é para a maioria dos praticantes um Hobby baseado na paixão. Em um outro ecossistema do mesmo tema, coexistem colecionadores especializados, peritos, leiloeiros, casas de leilão e fundos de investimento. O que diferencia esses mundos ? O Brasil é o segundo país a emitir selos no mundo, atrás somente da Inglaterra. Os selos do império do Brasil de 1844-1846, comumente denominados inclinados, constituem a segunda série de emissão desse país e apresentam os três selos individuais clássicos mais raros, portanto tem caráter histórico e global. 

Ver PDF LAS SOBRECARGAS EN LOS SELLOS POSTALES
Autor(a): EDUARDO BENGOLEA | Data do Artigo: 16/05/2022
Ver PDF LIVRO COMEMORATIVO DO 1º ANO DE FUNDAÇÃO DA ABF - 180 ANOS DO SELO OLHO DE BOI
Autor(a): Academia Brasileira de Filatelia - ABF | Data do Artigo: 04/08/2023
Ver PDF MARCAS D’ÁGUA NA FILATELIA UNIVERSAL
Autor(a): Carlos Jorge Ivo da Silva | Data do Artigo: 16/02/2022

Dedico este livro a todos os filatelistas, para que dele façam uso e bom proveito. Foi elaborado a partir das indicações fotográficas existentes no Catálogo Filatélico “ SCOTT “ e outras, seguindo as informações e, na medida do possível, a nomenclatura e numeração WMK existentes naquele Catálogo. Que ele auxilie os filatelistas no seu excelente trabalho de colecionismo.

Ver PDF MILESTONES OF ORTHOPEDIC SCIENCE ON POSTAGE STAMPS
Autor(a): Ahmadreza Afshar | Data do Artigo: 28/02/2022

A part of every science is its history of development. Many individuals and events around the world, as have been
attested on the stamps issued from different countries, have contributed to evolve the science of orthopedic surgery;
however, some may have been ignored. The current brief history tries to present an insight to major milestones in
the history of orthopedic science and also the involved people. Philatelic version of orthopedic history by no mean is
a comprehensive history. Orthopedic surgery and science does continue to progress. Certain peaks and memorable
events in orthopedic science may appear on postal stamps in future.

Ver PDF MOEDAS BRASILEIRAS E SEUS REFLEXOS NA FILATELIA
Autor(a): Ulrich Schierz | Data do Artigo: 16/02/2022

Antes de nos aprofundarmos nas moedas vigentes no Brasil devemos recordar a história de Portugal. Em 1430 Portugal substitui sua moeda “Dinheiro” pela designação “Real”. A taxa de conversão era de 840 Dinheiros tornando-se 1,00 Real. Por Decreto Real de 1568, D. Sebastião I autorizou a colônia brasileira a utilizar a mesma moeda. Um novo decreto, este de 1645, substitui a designação “Real” por “Réis”. No Brasil esta designação passou a ser utilizada até 30 de outubro de 1942. 

Ver PDF NO TODO LO QUE BRILLA ES FILATELIA – EMISIONES PROHIBIDAS
Autor(a): Abraham Valencia Jiménez | Data do Artigo: 13/02/2022

Livro sobre emissões nocivas ou proibidas. 

Ver PDF NOVOS ELEMENTOS TÉCNICOS EM SELOS E CARIMBOS NA ALEMANHA
Autor(a): Ulrich Schierz | Data do Artigo: 11/03/2022

Um QR Code nos selos comemorativos.
Em oportunidade anterior já foi abordada a introdução de um QR Code (o Correio Alemão o chama
de “Maxicode”) impresso nos selos. O primeiro selo com esse código foi lançado em 4 de fevereiro
de 2021 cujo tema é exatamente “A Transição da digitalização nos selos postais”. Em princípio a
inclusão desse código ocorre em selos comemorativos.

Ver PDF O ESTADO INDEPENDENTE DO ACRE E J. PLÁCIDO DE CASTRO
Autor(a): Genesco de Castro | Data do Artigo: 13/02/2022

Livro editado pelo Senado Federal, de Genesco de Castro, contando a história do Estado Independete do Acre, que tem um selo  único e raro.

Ver PDF OLHO DE BOI TEM ERROS? ANALISANDO UM ODB 30 REIS PECULIAR
Autor(a): Denis Forte | Data do Artigo: 21/11/2023
Ver PDF OS 10 SELOS MAIS RAROS E CAROS DO MUNDO
Autor(a): Roberto Antonio Pires | Data do Artigo: 16/02/2022

Artigo destacando as 10 emissões mais raras e caras do mundo.

Ver PDF OS CORREIOS EM ITAPETININGA CLASSIFICAÇÃO DOS CARIMBOS, FRANQUIAS, ETIQUETAS E SELOS PERSONALIZADOS
Autor(a): Mário Celso Rabelo Orsi Jr. | Data do Artigo: 12/04/2023
Ver PDF PÁGINAS DE GEOGRAFÍA E HISTORIA A TRAVÉS DE LA FILATELIA
Autor(a): Alejandro Sancho | Data do Artigo: 14/03/2022
Ver PDF PALAVRAS CRUZADAS E FILATELIA
Autor(a): José Paulo Braida Lopes | Data do Artigo: 16/02/2022

Durante o período de confinamento social, imposto pela pandemia provocada pelo COVID 19, muitas pessoas estão procurando ocupar o seu tempo ocioso em casa com as mais variadas atividades. Ler um livro, ver um filme ou série na TV, organizar os seus pertences,.... 

Ver PDF PANDEMIA E O SERVIÇO POSTAL
Autor(a): Carlos Aldir da Costa Balata | Data do Artigo: 18/02/2022
Ver PDF PROJETO SELOS PELO MUNDO
Autor(a): Geraldo Gonçalves Junior | Data do Artigo: 19/09/2022

Excelente tranalho sobre emissões de selos de cada país/local onde houve lançamento e circulação de selos postais.     

Ver PDF SÃO JOÃO DEL-REI E A FILATELIA REGISTROS HISTÓRICOS SOBRE OS CORREIOS
Autor(a): José Carlos Hernández Prieto | Data do Artigo: 22/02/2022

O artigo aborda a presença de São João del-Rei no campo da filatelia. Os selos de correio foram criados na Inglaterra em 1840 e seu uso se difundiu por todo o mundo a partir de então. Os selos chegaram cedo ao Brasil, que foi o terceiro país a lançá-los, em 1843, quando começaram a circular os famosos “olhos de boi”. Em pouco tempo chegavam em São João del-Rei

Ver PDF SELOS CINDERELA
Autor(a): Desconhecido | Data do Artigo: 13/02/2022

Um bom artigo explicando sobre as emissões não postais, chamadas de etiquetas ou selos "Cinderelas" no mundo todo. Traduzido do inglês por Paulo Ananias, autor desconhecido, captado na internet.

Ver PDF SELOS PERSONALIZADOS BRASILEIROS
Autor(a): Cesar Augusto de Souza Procópio | Data do Artigo: 16/02/2022

Este artigo é um estudo inicial relativamente abrangente, mesmo contendo informações básicas, sumarizadas e superficiais dos Selos personalizados brasileiros. Nele será apresentado alguns tópicos sobre o contexto das emissões dos Selos personalizados brasileiros e mundiais, além da classificação, dos acidentes de impressões e dos Editais dos Selos personalizados brasileiros. Porém, ele descreverá mais detalhadamente as características e dos modos de aquisição dos Selos personalizados brasileiros. Enfim, este estudo visa suscitar pesquisas oriundas ou derivadas deste artigo sobre os Selos personalizados brasileiros. O Autor agradeceria colaborações de Filatelistas, com informações adicionais, comentários e correções destinadas à melhoria deste artigo.

Ver PDF SIMPLIFYING THE MACHINS
Autor(a): Robin Harris | Data do Artigo: 19/02/2022

If you are new to Machin collecting and are looking for a simplified way to sort and organize your accumulation, here is: that provides 26+ sorting criteria.

Ver PDF UM PAÍS E SEU PRIMEIRO SELO
Autor(a): Paulo Ananias Silva | Data do Artigo: 03/03/2022

Eu escrevi essa série para evidenciar o primeiro selo de cada país, incluí Berlin, apesar de não ser um país, foi um emissor de selos, com uma característica interessante dentro do contexto da geografia e da filatelia na Alemanha após a II Guerra Mundial.

 

Ver PDF UM POUCO DA ORTOPEDIA VISTA PELA FILATELIA
Autor(a): Roberto Antonio Aniche | Data do Artigo: 03/03/2022

Para falarmos de Ortopedia começamos com algumas palavras sobre a história da
Medicina. Desde que o ser humano tornou-se senciente, travando contato com doenças e
dores ele passou a buscar soluções para não passar por estes sofrimentos. Empiricamente
passou a se utilizar de tudo o que estava a sua volta (de plantas a animais, de terra a
pedras, de frio a calor) buscando resultados para estes problemas.

Ver PDF UM POUCO DE HISTÓRIA - CLASSIFICAÇÃO DOS PRIMEIROS CARIMBOS DOS CORREIOS EM SOROCABA
Autor(a): Mário Celso Rabelo Orsi Jr. | Data do Artigo: 23/07/2023
Ver PDF UMA PONTE NA PINTURA MONA LISA
Autor(a): José Paulo Braida Lopes | Data do Artigo: 16/02/2022

Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci – como ficou conhecido no mundo todo – nasceu no dia 15 de abril de 1452, provavelmente numa cidade próxima a Vinci, na Itália. Leonardo Da Vinci fez por merecer o título de mais versátil artista de que se tem notícia. Pintor, desenhista, escultor, anatomista, botânico, arquiteto, astrônomo, engenheiro de guerra e engenheiro hidráulico entre outros ofícios. Além de se tornar um dos pintores mais conhecidos e admirados até hoje, também é considerado a pessoa dotada de mais talentos diversificados que já viveu. Suas produções científicas nunca obtiveram destaque como as artísticas. Permaneceu em rascunhos e codificações, mas ainda assim, eram geniais. Leonardo da Vinci morreu em Clos Lucé, França, em 2 de maio de 1519.