FILABRAS | Associação dos Filatelistas Brasileiros
FILABRAS | Associação dos Filatelistas Brasileiros
Você não está logado | Login ou Registre
Catálogo FILABRAS Catálogo FILABRAS

Diretoria
Diretoria

Biênio 2024/2025
Paulo Ananias Silva Presidente
Paulo Ananias Silva
e-mail: info@filabras.org

Formação e breve biografia: Nasceu em Belém do Pará, Contador com especialização em Administração Financeira, trabalhou por 27 anos em uma estatal e multinacional na área de informática, RH, faturamento e cobrança. Atualmente aposentado. Filatelista há mais de 45 anos, membro da SOPHIPA – Sociedade Philatelica Paraense, fundada em 1933, e com outros filatelistas reativou a associação em 2011, foi Diretor Administrativo da SOPHIPA. Criador da Exposição Virtual Filatelia Ananias. Idealizador e um dos fundadores da FILABRAS. Cofundador e Presidente conjunto da Virtuafil.

Atividades e responsabilidades do Presidente: Responsável pela condução da FILABRAS em todos os aspectos e processos, interagindo com todas as áreas internas e externas, fomentando a filatelia no Brasil, objetivando o engrandecimento da nossa filatelia e sua importância cultural na sociedade. Propagar e incentivar a filatelia no Brasil, apresentando mecanismos de capacitação para novos filatelistas. Editor e redator da Revista Eletrônica da FILABRAS.

José Baffê Rodrigues Presidente Adjunto e Diretor Técnico
José Baffê Rodrigues
e-mail: jbafferodrigues@gmail.com

Formação e breve biografia: Nasceu em Santos, Estado de São Paulo, Contador com especialização em administração, atuou em diversas empresas, em diversos segmentos como Contador e Administrador, no comércio, serviços e indústria. Atualmente aposentado. Especialista em Filatelia Fiscal, faz um trabalho de divulgação e capacitação da filatelia fiscal no mundo todo, com diversos artigos, estudos e trabalhos no seu Blog de colecionismo, trazendo novos adeptos para este segmento da filatelia. Foi um dos fundadores da FILABRAS.

Atividades e responsabilidades do Presidente Adjunto e Diretor Técnico: Mesmas atribuições de Presidente e responsável pela parte técnica da filatelia na FILABRAS, apresentando artigos e estudos, orientações, classificações filatélicas, tirando dúvidas de nossos associados na filatelia postal, bem como na fiscal. Está sempre presente no nosso Fórum Filatélico no Facebook, interagindo nos questionamentos e discussões apresentadas pelos sócios da FILABRAS.

Niall Murphy Vice-Presidente e Diretor de TI
Niall Murphy
e-mail: niall@filabras.org

Formação e breve biografia: Nasceu em Dublin na Irlanda, Contador, trabalhou por 15 anos em uma grande empresa multinacional alemã, posteriormente foi transferido para a área de tecnologia da informação. Atualmente é especialista na área de TI, e trabalha no desenvolvimento de sistemas para gerenciamento de processos baseados na Internet. Mora no Brasil desde 2007. Filatelista há mais de 40 anos, é membro da American Philatelic Society (APS), fundador e Presidente da International Moldovan Philatelic Society (IMPS), onde recebeu diversas premiações a nível nacional e internacional pelas suas obras filatélicas digitais. É cofundador e Presidente conjunto da Virtuafil, desenvolvedor da plataforma Virtuafil, sistema automatizado, on line e exclusivo para exposições filatélicas virtuais.

Atividades e responsabilidades do Vice-Presidente e Diretor de TI: Responsável pela gestão da FILABRAS juntamente com o Presidente e Presidente Adjunto e pelos processos operacionais e de informática da FILABRAS. Desenvolvedor de todos os sistemas de informática e site da FILABRAS. Redator, diagramador e designer gráfico da Revista Eletrônica da FILABRAS. Responsável pela condução das relações internacionais da FILABRAS.

Renato Mauro Schramm Presidente de Honra
Renato Mauro Schramm
e-mail: clubefilmaconico@hotmail.com

Formação e breve biografia: Nasceu em Blumenau, Estado de Santa Catarina, Advogado, músico, jornalista, escritor e artista plástico. Atuou em diversos clubes e associações no Brasil como dirigente. Foi Vice-Presidente da FEBRAF por diversas ocasiões, Vice-Presidente da ABRAJOF, Presidente do Clube Filatélico de Blumenau, Presidente da Federação Filatélica e Numismática de Santa Catarina, fundador e Presidente do Clube Filatélico de São José, atualmente é Presidente do Clube Filatélico Maçônico do Brasil, cargo que ocupa desde 1980. Com oito livros publicados sobre Filatelia Maçônica, e concluindo sua nona obra, uma referência na filatelia maçônica mundial. Atualmente aposentado.

Atividades e responsabilidades do Presidente de Honra: Conselheiro e orientador de toda a Diretoria, representar a FILABRAS quando designado pelo Presidente, prestar assessoria ao Presidente, zelar pelo relacionamento institucional da FILABRAS, opinar, votar e contribuir nas discussões e assuntos da Diretoria.

Maurício Melo Meneses Diretor Institucional
Maurício Melo Meneses
e-mail: mmmeneses@terra.com.br

Formação e breve biografia: Nasceu em Cuiabá, Estado do Mato Grosso, Administrator e Economista, trabalhou em diversas empresas nas áreas administrativa e financeira. Foi Presidente do Mackenzie nos anos de 2013 a 2016, membro do Conselho de Curadores do IPM (2006 a 2012), foi Presidente do Conselho Deliberativo do IPM (2010 a 2013), atualmente é membro do Conselho Deliberativo do Mackenzie. Participa de diversas Academias de Literatura em todo o Brasil, sendo Presidente da Academia Brasileira de Filatelia. Na literatura tem várias obras, em destaque o Livro “Rondon – O Marechal da Paz”, o livro do Ano de 2022 da Literatura Filatélica. Como empresário atua na área de entretenimento em vários shoppings em diversas capitais do Brasil.

Atividades e responsabilidades do Diretor Institucional: Responsável pela interação e integração da FILABRAS com todas as Instituições e segmentos da sociedade, bem como o Estado, no âmbito municipal, estadual e federal, objetivando boas relações e o crescimento da filatelia, consolidando a imagem da FILABRAS perante a sociedade.

Roberto Antonio Pires Diretor Social e Relações Públicas (RP)
Roberto Antonio Pires
e-mail: rpires.rap@gmail.com

Formação e breve biografia: Nasceu em Campinas, Estado de São Paulo, Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho, trabalhou durante 22 anos na CPFL Companhia Paulista de Força e Luz, foi proprietário e Diretor Técnico da ConstruRAP Engenharia Civil durante 11 anos. Atualmente aposentado.

Atividades e responsabilidades do Diretor Social e RP: Responsável pela condução do quadro de sócios da FILABRAS, interagindo com nossos associados, capitando os anseios, sugestões e necessidades para definirmos estratégias e melhorias para a FILABRAS. Responsável por divulgar e preservar a FILABRAS, perante nossos associados e ao público em geral, apresentado nossa Associação, projetos e atividades a outros clubes filatélicos, Instituições públicas e privadas, escolas e outros segmentos da sociedade.

Júlio Cesar Costa Ventura Diretor de Marketing e Redes Sociais
Júlio Cesar Costa Ventura
e-mail: jventurastamps@gmail.com

Formação e breve biografia: Nasceu em Santos, Estado de São Paulo, formação em Segurança Patrimonial, trabalhou em diversas empresas no segmento de Segurança, atualmente trabalha como Agente de Segurança e Comerciante. É filatelista temático há mais de 37 anos.

Atividades e responsabilidades do Diretor de Marketing e Redes Sociais: Responsável pela divulgação e Marketing da FILABRAS, apresentando nossas atividades, nossas promoções, nosso site e aplicativos, premiações e conteúdo filatélico em geral. Está sempre presente nas Redes Sociais da FILABRAS (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Canal YouTube), integrando e levando conteúdo aos nossos associados nas Redes Sociais.

Biênio 2022/2023
Paulo Ananias Silva José Baffê Rodrigues Niall Murphy Renato Mauro Schramm Maurício Melo Meneses Roberto Antonio Pires Júlio Cesar Costa Ventura
Presidente
Paulo Ananias Silva
Presidente Adjunto e Diretor Técnico
José Baffê Rodrigues
Vice-Presidente e Diretor de TI
Niall Murphy
Presidente de Honra
Renato Mauro Schramm
Diretor Institucional
Maurício Melo Meneses
Diretor Social e Relações Públicas (RP)
Roberto Antonio Pires
Diretor de Marketing e Redes Sociais
Júlio Cesar Costa Ventura
Biênio 2020/2021
Paulo Ananias Silva Niall Murphy Renato Mauro Schramm José Baffê Rodrigues José Américo Zila
Presidente
Paulo Ananias Silva
Vice-Presidente
Niall Murphy
Diretor Institucional
Renato Mauro Schramm
Diretor Social
José Baffê Rodrigues
Diretor Técnico
José Américo Zila