FILABRAS | Associação dos Filatelistas Brasileiros
FILABRAS | Associação dos Filatelistas Brasileiros
Você não está logado | Login ou Registre
Catálogo FILABRAS Catálogo FILABRAS

História da FILABRAS
História

Paulo Ananias Silva A FILABRAS foi idealizada a partir de uma série de fatos e argumentos observados por Paulo Ananias Silva, filatelista desde os 12 anos de idade, natural de Belém do Pará, atualmente aposentado e residindo em Brasília-DF.

Paulo Ananias desenvolveu a filatelia em Belém, frequentando a Agência Filatélica dos Correios e a Sociedade Philatelica Paraense - SOPHIPA, fundada em 09.07.1933, foi associado da SOPHIPA de 1978 até o encerramento das atividades nos anos de 1990, e com outros filatelistas, reativou a Associação em 2011, estando atuante até hoje.

Faça uma visita no site pessoal do filatelista clicando aqui, e conheça uma breve história da filatelia no Estado do Pará, da SOPHIPA, e de sua trajetória na filatelia.

Clique aqui, e leia a crônica “Filatelia é Amizade e Cultura”.

Exposição Virtual Filatelia Ananias - FILANANIAS – Maio/2019
Virtual Filatelia Ananias - FILANANIAS

Virtual Filatelia Ananias - FILANANIAS

Em 2019 foi criada a Exposição Virtual Filatelia Ananias, um evento virtual e comemorativo para apresentar a filatelia na Internet ao público em geral via Facebook, e uma confraternização entre filatelistas.

O evento foi um sucesso, ultrapassando as fronteiras do Brasil, muito bem aceita pelos filatelistas, bem como pelos internautas, se tornando um evento filatélico internacional, entrando para o calendário de Mostras Filatélicas.

Vale registar que a FILANANIAS foi criada no início da pandemia do Corona Vírus, e devido a suspensão das exposições presencias, foi a primeira exposição virtual de filatelia nessa modalidade na pandemia, e na sequencia vieram diversas exposições virtuais em função do isolamento social.

Na abertura da II Exposição Virtual Filatelia Ananias em 06/04/2020, foi lançado o selo personalizado básico código RHM PB-157, alusivo ao evento.

Em 2021 a exposição veio com muitas novidades, intitulada FILANANIAS 2021, apresentada na Plataforma Virtuafil, desenvolvida pelo Vice-Presidente da FILABRAS e Webdesigner Niall Marphy, uma revolução nas exposições virtuais, com todas as etapas da exposição automatizadas e on line. Até onde sabemos, a FILANANIAS 2021 foi a maior exposição virtual de filatelia daquele ano, em número de inscritos e coleções.

Visite a FILANANIAS 2021: https://virtuafil.org/pt/public-expo-intro.aspx?exID=5011

Associação dos Filatelistas Brasileiros – FILABRAS – Abril/2020
Associação dos Filatelistas Brasileiros – FILABRAS

O logotipo original da FILABRAS

Selo Personalizado da FILABRAS

A idealização e criação da FILABRAS surgiu em função da FILANANIAS.

O Paulo Ananias comentou: “Então se temos uma exposição virtual, vamos criar um clube virtual, porém este Nacional e Via Internet”, pois foi percebido que os clubes presenciais em suas respectivas cidades e Estados, não tinham uma interatividade e um alcance em tempo real com os sócios, e sem mecanismos para incentivar novos filatelistas em todo o Brasil.

Em 06 de abril de 2020 foi fundada a FILABRAS – Associação dos Filatelistas Brasileiros, em uma reunião virtual entre os membros fundadores: Paulo Ananias Silva (Belém-PA), José Baffê Rodrigues (Santos-SP), José Paulo Braida Lopes (Juiz de Fora-MG), José Américo Zila (Santo André-SP) e Guilherme Freitas Rocha Ribeiro (São Paulo-SP), sendo apresentada à comunidade filatélica em 06/04/2020, na abertura da FILANANIAS 2020. Na imagem ao lado, a primeira logomarca da FILABRAS by Paulo Ananias, em fevereiro de 2020

No dia 13/07/2020, foi lançado o Selo Personalizado da FILABRAS, com o nosso slogan: “FILABRAS - Um Clube Nacional, Virtual e Via Internet”, e com a frase: “Integrando os Filatelistas Brasileiros”, a principal meta da FILABRAS.

Assista o vídeo Institucional da FILABRAS: https://youtu.be/fUKXr2hVuoE

No selo o mapa do Brasil, representando os filatelistas em todo território brasileiro, com a logo ao centro, indicando o alcance da FILABRAS, com a Bandeira do Brasil e data de fundação da FILABRAS. Este selo foi uma criação de Paulo Ananias.

A FILABRAS nasceu para ser uma Associação de Filatelistas Brasileiros, porém a repercussão foi mundial, e filatelistas de outros países começaram a ingressar na Associação, então foi criada a Seção de Associados Estrangeiros, todos registrados e pertencentes ao quadro de sócios da FILABRAS.

Acesse o link e veja o número atual de associados no Brasil e em outros países, confira no Mapa Demográfico da FILABRAS: https://filabras.org/public-member-stats.aspx

Atualmente a Diretoria 2022/2023 é composta por 7 membros, divididos em Diretorias com diferentes competências e atividades, que visam uma gestão eficiente e produtiva. Conheça a Diretoria da FILABRAS: https://filabras.org/public-diretoria.aspx

Boletim e Revista Eletrônica da FILABRAS – Abril/2020

Boletim e Revista Eletrônica da FILABRAS

Logo após a fundação da FILABRAS, foi criado o Boletim da FILABRAS, com o objetivo de levar aos associados, informações, artigos e novidades na filatelia mundial. As edições são bimestrais, sendo a primeira edição lançada em fevereiro de 2020, referente aos meses de janeiro e fevereiro daquele ano.

O Boletim teve uma boa evolução nas edições seguintes, passando a ter uma grande quantidade de informações e páginas, mais sócios com contribuições para o periódico, chegando a ter Colunas de Filatelistas Associados.

Recebemos uma sugestão do sócio Nº 384 – Geraldo de Andrade Ribeiro Júnior, que deveríamos mudar de Boletim para Revista, pois nossa publicação teve um upgrade literário e se tornou uma referência para a filatelia. Então a partir dessa trajetória, e na Edição nº 8 – mar-abr/2021, o Boletim da FILABRAS, passou a ser denominado de Revista Eletrônica da FILABRAS.

Atualmente os responsáveis pela Revista Eletrônica da FILABRAS são os sócios: Nº 1 - Paulo Ananias Silva (Editor e Redator da Revista), e Nº 67 - Niall Murphy (Redator, Diagramador e Designer Gráfico).

Acesse nosso site e conheça todas edições do Boletim e da Revista Eletrônica da FILABRAS, disponíveis no link: https://filabras.org/public-library-revista-list.aspx

Redes Sociais – Janeiro/2020
Redes Sociais

As Plataformas de Interatividade da FILABRAS com seus associados, são as Redes Sociais, nosso site e os e-mail´s endereçados a todos os sócios ativos, até porque somos um clube nacional, virtual e via internet.

Nossa principal Rede Social é o Facebook, além do Instagram, Twitter, LinkedIn e Youtube, onde os associados podem interagir, fazendo postagens e comentários, chamamos nossa página do Facebook de o “Fórum Filatélico da FILABRAS”, pois no FB levantamos importantes temas e discussões na filatelia, apresentamos nossas coleções, tiramos nossas dúvidas com perguntas, prontamente respondidas pelos associados.

Visite nossa página no FB e participe: https://www.facebook.com/groups/FILABRAS

Conhece nossas redes sociais e se inscreva: https://filabras.org/public-redes-socias.aspx

Site da FILABRAS - Agosto/2021

Site da FILABRAS

Em 12 de agosto de 2021, foi disponibilizado na Internet o site da FILABRAS, um portal com conteúdo filatélico, aplicativos e atividades da FILABRAS, destacando a Biblioteca da FILABRAS, com importantes publicações para estudos, pesquisa e formação de novos filatelistas.

O projeto e aplicações do site foram desenvolvidos por Niall Murphy - Vice-Presidente da FILABRAS. O site tem um impressionante acesso diário no mundo todo, registrado no contador de visitas e páginas acessadas.

Projetos, Atividades e Eventos da FILABRAS

Desde o inicio, parafraseando o nosso Diretor Social e RP Roberto Antonio Pires: “A FILABRAS Não Para”, estamos sempre inovando, trazendo atividades, eventos e promoções na filatelia.

Alguns de nossos trabalhos, projetos e eventos:
 

FILABRAS Golden Stamp Awards

FILABRAS Golden Stamp Awards:

Um evento on-line no site, uma votação com premiação para elegermos os filatelistas do ano, cujo principal objetivo é homenagearmos os filatelistas associados da FILABRAS, um reconhecimento pelo trabalho e dedicação à Filatelia, não tendo a pretensão de escolher os melhores nas diversas categorias, e sim reconhecer os que se destacaram no ano.

Acesse o link e conheça a premiação e os vencedores nas edições anuais: https://filabras.org/public-golden-stamp-awards-2022.aspx

O Selo Mais Bonito do Brasil

O Selo Mais Bonito do Brasil:

Este evento é on-line no site da FILABRAS, a eleição é aberta a todos, uma votação do público em geral, não apenas para filatelistas, para escolhermos pela votação popular o Selo Mais Bonito do Brasil.

A FILABRAS faz este concurso todos os anos, acesse os links e conheça os selos vencedores das edições:

2022: https://filabras.org/smb-resultados-2022.aspx

2021: https://filabras.org/smb-resultados.aspx

Medalha de Honra ao Mérito FILBRAS

Medalha de Honra ao Mérito FILABRAS:

A Medalha de Honra ao Mérito FILABRAS é uma Honraria instituída para homenagearmos nossos ilustres associados, cidadãos brasileiros e estrangeiros, personalidades e instituições, observando o critério de relevantes serviços prestados à Filatelia, a uma Comunidade e à Sociedade de modo geral, objetivando o bem comum a todos e contribuições que levem ao desenvolvimento de uma causa e projetos sociais.

Veja no link quem já foi homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito FILABRAS: https://filabras.org/public-medalha-de-honra.aspx

Academia Brasileira de Filatelia – ABF

Academia Brasileira de Filatelia – ABF:

A Academia foi idealizada pelo filatelista Paulo Ananias Silva, que apresentou a ideia ao filatelista Maurício Melo Meneses, que participa de diversas Academias no Brasil, pauta totalmente aprovada e considerada relevante para a Filatelia Brasileira. O Maurício foi convidado para fundar e ser o primeiro Presidente da ABF. Após a criação de uma Comissão de Filatelistas para fundar a ABF, foram convidados os atuais Acadêmicos e Diretoria da ABF.

A Academia Brasileira de Filatelia foi fundada no dia 1° de agosto de 2022, data comemorativa ao Selo Brasileiro.

Assista o vídeo Institucional da ABF: https://drive.google.com/file/d/1RHneD1LXGgiHnklte-ImywuN_3MNbf0r/view

A ABF é uma Instituição totalmente independente da FILABRAS, e muitas vezes gerando uma confusão, pois muitos pensam que foi uma criação/fundação da FILABRAS, confundido a pessoa física do filatelista Paulo Ananias, Presidente da FILABRAS, com a Instituição FILABRAS. A participação da FILABRAS nesse processo, resume-se na organização e apoio à ABF.

A página da ABF está hospedada no website da FIALBRAS. Conheça a ABF, a Diretoria, os Acadêmicos e a documentação de constituição, visitando o site: https://filabras.org/public-abf.aspx

Catálogo FILABRAS de Selos do Brasil Catálogo FILABRAS de Selos do Brasil:

O maior e mais complexo projeto da FILABRAS é o Catálogo de Selos do Brasil, um projeto idealizado em agosto/2021 por Paulo Ananias - Presidente da FILABRAS, e amplamente discutido sua concepção, conceitos e diretrizes com Niall Muphy - Vice-Presidente da FILABRAS, e desenvolvedor do Sistema do Catálogo FILABRAS de Selos do Brasil.

O Catálogo FILABRAS foi lançado no dia 1º de agosto de 2023, uma data icônica para a Filatelia Brasileira: Dia do Selo Brasileiro e Fundação da Academia Brasileira de Filatelia – ABF.

O objetivo principal do Catálogo FILABRAS de selos do Brasil, é ser mais uma fonte para consultas, pesquisas e estudos da Filatelia Brasileira, e não tem como finalidade estabelecer preços nos selos brasileiros, apenas baseado em pesquisas de mercado, apresenta um “preço médio” para servir de referência no que está sendo praticado no mercado, assim como já existe em diversos sites de filatélicas e redes sociais.

Acesse o link e conheça o Catálogo FILABRAS: https://filabras.org/catintro.aspx

3º Aniversário da FILABRAS
3º aniversário da FILABRAS Assista ao vídeo institucional e comemorativo ao 3º aniversário da FILABRAS:
https://www.filateliaananias.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Video-3-anos-filabras.mp4

Assista ao vídeo com a mensagem do Presidente da FILABRAS, comemorativos aos 3 Anos da FILABRAS:
https://www.youtube.com/watch?v=3KL98HSlYiI

Selo - 3º aniversário da FILABRAS No dia 6 de abril de 2023, foi lançado o Selo Personalizado FILABRAS 3 Anos, uma criação de Paulo Ananias Silva em parceria com Niall Murphy.

Assista ao vídeo de lançamento do selo: https://www.youtube.com/watch?v=mhoTVh9vgXw