FILABRAS | Associação dos Filatelistas Brasileiros
FILABRAS | Associação dos Filatelistas Brasileiros
Você não está logado | Login ou Registre
Catálogo FILABRAS Catálogo FILABRAS

Catálogo FILABRAS de Selos do Brasil

Para acessar o Catálogo FILABRAS, entre com seu login/senha, clicando aqui. Se você esqueceu seu login/senha, clique aqui , e será enviado para o seu e-mail.

Se você não é um associado, faça um Tour e conheça o Catálogo FILABRAS, e para ter acesso total ao catálogo, seja um sócio da FILABRAS. Click aqui e faça sua inscrição.

O Catálogo FILABRAS é totalmente gratuito, lembrando que para ser um Associado da FILABRAS, não cobramos taxa de inscrição e mensalidades.

TOUR NO CATÁLOGO

INFORMAÇÕES E CONSIDERAÇÕES:

  • O objetivo principal do Catálogo FILABRAS de Selos do Brasil, é ser mais uma fonte para consultas, pesquisas e estudos da Filatelia Brasileira.

  • O Catálogo FILABRAS vai além de um Catálogo de Selos do Brasil, é também um catálogo de todas as Peças Filatélicas inerentes a um selo (FDC, EPD, Máximo Postal, Folhinha, etc), demonstrando no resultado de uma Pesquisa Avançada para uma determinada peça, todos os itens cronologicamente, com diversos filtros para refinar a pesquisa, e assim montando o catálogo selecionado.

  • O Catálogo FILABRAS não tem por finalidade estabelecer preços nos selos brasileiros, apenas baseado em pesquisas, apresenta um "preço médio de mercado" (não é cotação) para servir de referência no que está sendo praticado no mercado filatélico, e ajudar os filatelistas numa eventual compra/troca/venda, e comparações de preços, então o Catálogo FILABRAS, não deve ser considerado como estabelecedor e determinante nos valores de preços de mercado dos selos no Brasil, é apenas mais uma fonte de consulta para o preço de mercado, assim como já existem preços de mercado em sites de filatélicas e Redes Sociais. O preço médio de mercado apresentado no Catálogo FILABRAS, é de um Selo Mint e de um Selo Cancelado (carimbado e circulado em bom estado).

  • Os preços apresentados pela FILABRAS são imparciais e isentos de competição no mercado filatélico, pois a FILABRAS não comporta em suas atividades, o comércio filatélico, apenas apresenta os preços para servirem de orientação aos filatelistas, e estes preços tem uma margem de erro de 10 a 15% a mais ou a menos, em comparação com o preço praticado no mercado filatélico.

  • O Valor de um selo vai depender de seu estado de conservação [Mint, novo (com goma ou lavado), cancelado (carimbado e circulado), danificado, com ferrugem, com marca de charneira, etc], e estes diversos fatores que irão determinar o preço final deste selo, tendo uma variação muito grande no preço final do selo em função do estado de conservação.
    A título de comparação, tomemos como exemplo o mercado de carros, onde a Tabela FIPE (Catálogo) estabelece uma cotação para um determinado veículo, porém cada carro é um carro, podendo ser totalmente igual em suas características de marca, modelo, ano e cor, porém cada um tem seu preço de mercado, que vai depender do seu estado de conservação.
    A título de esclarecimento: Cotação=Catálogo e Preço=Mercado.

  • A FILABRAS não faz estudos e cataloga Variedades de selos, então o Catálogo FILABRAS apresenta o selo padrão emitido pelos Correios, ou seja, as variedades e outras peculiaridades encontradas por Filatelistas Experientes e Estudiosos, registradas ou não em outros catálogos, não estão relacionadas no Catálogo FILABRAS. Em alguns casos, são apenas apresentadas e exemplificadas como uma curiosidade do selo ou como uma peça particular de um Associado.

  • O Catálogo FILABRAS está em fase de povoamento de dados, portanto nem todas as emissões/selos estão com todos os dados, aos poucos vamos complementando as informações.

  • O Catálogo FILABRAS, além dos selos, apresenta os diversos tipos de peças filatélicas encontradas em um determinado selo, tais como: Blocos, Se-tenant, FDC's, EPD's, Máximos Postais, Folhinhas (Oficial, Autorizada e Particular), Folhas do Selo ou da Série, Selos com Vinheta, Tête-bêche, Peças Especiais dos Associados, Carimbos, Envelopes Circulados e Cadernetas.

  • O Catálogo FILABRAS é On-line, e está em constante revisão e atualizações, então a colaboração de nossos Associados é imprescindível, caso encontre algum erro (inclusive de preços), ou tenha comentários, sugestões e/ou criticas, envie para nosso e-mail: info@filabras.org

  • O Catálogo FILABRAS é um Sistema Integrado de Informações, tendo várias funcionalidades e tipos de consultas, tais como:

    • Localizar On-line uma emissão/selo, com diversos filtros: por palavra chave, ano de emissão, categoria, temática, pelo código FILABRAS do selo ou de outros catálogos;

    • Consultar os tipos de itens do selo, tais como: Bloco, Sequências (Se-tenant, TêTê-beche, Selo com Vinheta, Quadra, Sextilha, etc), FDC, EPD, Máximo Postal, Folhinhas (Oficial, Autorizada e Particular), Folhas, Peças Especiais dos Associados, Carimbos, Envelopes Circulados, Cadernetas, Marmorizados e Variedades;

    • MINHA COLEÇÃO
    • O Catálogo FILABRAS disponibiliza o aplicativo "MINHA COLEÇÃO", um subsistema para o gerenciamento de sua coleção, tendo a opção de registrar o status de cada selo de sua coleção (Já tenho ou não tenho), permitindo gerar sua Mancolista e outros relatórios. Este recurso permite que os sócios da FILABRAS naveguem pelo catálogo e marquem cada item como "QUERO", "TENHO" ou "TROCA"...

      QUERO TENHO TROCA
      Com base nisso, será possível construir listas pessoais de “Minha Coleção”:
      - Minha Coleção – Avaliação de mercado atual;
      - Minha Coleção – Lista de Desejos (Mancolista);
      - Minha Coleção – Lista das Minhas Trocas;
      - As listas serão gerenciadas através do seu Painel de Perfil FILABRAS pessoal e podem ser baixadas em formato PDF.

    • Leia o artigo sobre MINHA COLEÇÃO na revista da FILABRAS Nº 23.

    • Está no projeto do Catálogo FILABRAS, mas sem data para entrega, a geração do Álbum FILABRAS de Selos do Brasil, selecionado por categoria de selos, itens, ano, etc.

    Catálogo FILABRAS de Selos do Brasil Catálogo FILABRAS de Selos do Brasil
    • Todos os Associados podem participar do Catálogo FILABRAS, se você tiver uma peça especial na sua coleção ou itens que ainda não estejam no nosso catálogo (FDC's, EPD's, máximos postais, blocos e quadras com CBC ou 1º Dia, envelopes circulados, folhinhas, variedades catalogadas ou não, peças autografadas, peças raras ou únicas, etc), e queira compartilhar com todos, basta enviar para nosso e-mail info@filabras.org, e as peças filatélicas de sua coleção serão publicadas no catálogo, com os devidos créditos de sua contribuição. Assim como artigos sobre uma emissão ou de um determinado selo, de sua autoria ou não, podem ser publicados com os devidos créditos para o autor.

      CONVITE aos FILABRALISTAS

    • Nosso catálogo é digital e On-line, ou seja, assim que for lançada uma emissão, automaticamente entra para o Catálogo FILABRAS.

    ÍCONES UTILIZADOS NO CATÁLOGO:

    Tesoura Tesoura: Quando estiver em cima de um selo, significa que é um selo destacado do Bloco
    Filigrana Olho: Quando aparecer nas informações da Emissão, significa que o selo tem Filigrana, e ao passar o mouse em cima, vai aparecer a imagem do Filigrana

    CÓDIGO FILABRAS DA EMISSÃO E DO SELO:

    Códigos FILABRAS

    PREFIXOS E SUFIXOS:

    PREFIXOS DE CATEGORIA SUFIXOS DE TIPO DE ITEM
    CATEGORIA PREFIXO TIPO DE ITEM SUFIXO
    Aéreos A SELOS -
    Autômatos U Sequências / Se-tenants /ST
    Comemorativos C Sequências / Se-tenants com Carimbo /STC
    Condor D Tête-bêche /TB
    Depósitos S Quadras com Carimbo /QUAD
    ETA E Folhas das Séries /FS
    Institucionais N Folhas das Séries com Carimbo /FSC
    Jornais J Folhas dos Selos /FO
    Oficiais O Folhas dos Selos com Carimbo /FSC
    Personalizados Básicos P EPD (Olho de Boi) /EPD
    Regulares R FDC (Oficias Correios) /FDC
    Taxas X Máximos Postais Oficias dos Correios /MP
    Telégrafos T Folhinhas Comemorativas Autorizadas /FCA
    VARIG V Folhinhas Comemorativas Oficias /FCO
    Zeppelin Z Cadernetas /CR
      Blocos /BL
    Blocos com Carimbo /BLC
    Folhas dos Blocos /BLFO
    Folhas dos Blocos com Carimbo /BLFOC

     

    O Catálogo FILABRAS de Selos do Brasil, recebeu o Selo de Qualidade da Academia Brasileira de Filatelia – ABF, passando por todo o processo para a concessão dessa honraria. Nossos agradecimentos à ABF, em nome de seu Presidente Maurício Melo Menezes, e do Diretor Literário Flávio Augusto Pereira Rosa, responsável pela concessão do Selo de Qualidade ABF.

     

     

     

     

    Aproveitem o Catálogo FILABRAS de Selos do Brasil, façam um bom uso dele, pois foi feito com muita dedicação e carinho para os filatelistas do mundo todo.

    Paulo Ananias Silva – Presidente da FILABRAS – Criador e Editor do Catálogo FILABRAS

    Niall Murphy – Vice Presidente da FILABRAS – Desenvolvedor e Webmaster do Sistema do Catálogo FILABRAS

    (*) Artigos sobre o Catálogo FILABRAS, publicados na Revista Eletrônica da FILABRAS Nº22: Paulo Ananias Silva e Niall Murphy.

    (**) Vídeo do Lançamento do Catálogo FILABRAS: https://bit.ly/3q95q1K
           Vídeo Institucional de Apresentação do Catálogo FILABRAS: https://bit.ly/3KpujNB

    FONTES DE PESQUISAS E BIBLIOGRAFIA:

    • Catálogo de Selos do Brasil RHM – Peter Meyer

    • Catálogo Brasileiro de Filatelia Temática – Cristian Molina

    • Catálogo de Carimbos Zioni-Soares – José Evair Soares de Sá

    • Catálogo CDD de Selos do Brasil – Cláudio Drago

    • Catálogo Geral de Selos do Brasil F.I.R.T

    • Catálogo Santos Leitão & Cia de Selos Brasileiros

    • Catálogo de Selos do Brasil Ariró

    • Catálogo de Variedades, Curiosidades e Acidentes de Impressão em Selos Comemorativos e Aéreos do Brasil – Dr. Antonio Olivé Leite

    • Catálogo de Selos do Brasil - THUIN

    • Catálogo Histórico de Selos do Império do Brasil 1843 – 1889 – Marcelo G. C. Sturdart

    • Catálogo e Preços Correntes de Sellos do Brasil – Aerophilatelica Códa

    • Catálogo Bandeirante de Selos do Brasil - Francisco Schiffer

    • Scott Standard Postage Stamp Catalogue

    • Catalogue de Timbres-Poste Yvert & Tellier - Champion

    • Diversos Sites de Filatelia e Filatélicas na Internet

    • Diversos Sites de Conhecimentos Gerais na Internet

    • Portal do YouTube

    AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:

    • Filatelista Peter Meyer: Por todo conhecimento compartilhado e apoio à FILABRAS;

    • Filatelista Geraldo Andrade Ribeiro Jr.: Por todo conhecimento, com orientações e sugestões;

    • Filatelista José Carlos Marques: Imagens dos Selos, Editais, Tarifas dos Correios e Emissões Conjuntas;

    • Filatelista Cristian Molina: Imagens dos Selos;

    • Filatelista Rivaldi Souza: Imagens dos Editais;

    • Filatelista Agnaldo de S. Gabriel: Imagens dos Máximos Postais;

    • Filatelista Maximiliano Piero Neisser: Imagens dos FDC's e EPD's;

    • Filatelista Gelson Teixeira: Imagens dos FDC's e EPD's;

    • Filatelista Cláudio Roque: Imagens dos Filigranas;

    • Filatelista Osmar Luís Vioti: Imagens dos Selos/Etiquetas Autômatos;

    • Filatelista José Evair Soares: Imagens dos Carimbos Comemorativos;

    • E a todos os filatelistas que contribuíram com peças especiais de suas coleções, cujos créditos estão nas peças fornecidas

     

     

    DEDICATÓRIA:

    Com muita honra, dedico este Catálogo de Selos do Brasil e as longas horas de trabalho e pesquisas:

    A todos os filatelistas brasileiros e de outros países, especialmente aos Associados da FILABRAS, e aos que contribuíram direta ou indiretamente na elaboração deste Catálogo.

    Em especial:

    • Meu pai Paulo Ananias da Silva Filho (In Memoriam), meu avô Paulo Ananias da Silva (In Memoriam) e meu filho Paulo Ananias de Sousa Silva;

    • Minha mãe Conceição de Maria Carneiro Silva, minha avó Etelvina Perciliana Aguiar Carneiro (In Memoriam), minha filha Camila Etelvina de Sousa Silva e minha neta Maria Elisa Silva Marques;

    • Meu tio Raimundo Nonato Silva Pereira (Tio Zinho – In Memoriam), meu segundo pai, que me apresentou o colecionismo em geral, em especial a filatelia, um hobby de amizade e cultura, que me proporcionou conhecimentos e uma viagem pelo mundo através dos selos;

    • Minha esposa Joanita Santos Nepomuceno, sempre me apoiando, apesar de minhas ausências com longas horas de trabalho diuturnamente, dedicadas à Filatelia;

    • Meu amigo Niall Murphy, um irlandês-brasileiro, morando no Brasil há mais de 12 anos, e mesmo sendo um estrangeiro, abraçou a filatelia brasileira, com muito amor e dedicação, e que dedicou mais de 3 anos de trabalho, desenvolvendo comigo as difíceis diretrizes e conceitos deste catálogo, estabelecendo padrões e regras, mecanismos de acesso/consulta, e foi o Desenvolvedor do Sistema do Catálogo FILABRAS;

    • Meu amigo José Baffe Rodrigues, que está comigo desde o início na criação da FILANANIAS e na fundação da FILABRAS;

    • Meu amigo Roberto Antonio Pires, um grande entusiasta, incentivador e propagador da filatelia;

    • Meu amigo Maurício Melo Meneses, um grande escritor filatélico e propagador da filatelia;

    • Meu amigo Renato Mauro Schramm, nosso decano da filatelia brasileira, sempre nos orientando e aconselhando.

    TOUR NO CATÁLOGO

     

    Brasília-DF, 01 de agosto de 2023
    Paulo Ananias Silva

    Criador e Editor do Catálogo FILABRAS de Selos do Brasil